Mato Grosso, Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024     
Novo Portal
<B>ÁGUAS DA AMAZÔNIA</B>-Unemat realiza em maio 3º edição do Festival das Águas
Evento foi destaque em Fórum Social Mundial
<B>ÁGUAS DA AMAZÔNIA</B>-Unemat realiza em maio 3º edição do Festival das Águas
04/02/2005 19:08:29
por Coordenadoria de Comunicação Social
Parque Cristalino - Alta Floresta MT
Parque Cristalino - Alta Floresta MT

A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat promove a próxima edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, entre os dias 26 e 28 de maio no município de Alta Floresta, no extremo norte do estado, com base no tema “Águas da Amazônia”. As duas primeiras versões do evento “Águas do Pantanal (2003-Cáceres) e do Araguaia (2004- Luciara) foram destaques como experiências em defesa das águas no Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre (RS) no último mês.

Durante oficina promovida pela organização não governamental, Coalizão Rios Vivos que apresentou experiências de manejo e gestão das Águas na América Latina tendo como objetivo projetar ações locais para o âmbito global, o festival foi tido como modelo de organização e realização de evento cultural, político e social em prol da conservação de recursos hídricos

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda apresentou o projeto desenvolvido pela Unemat desde 2003 envolvendo estudiosos, organismos governamentais e não governamentais e movimentos populares em discussões sobre políticas públicas em defesa da água e da vida que gera em torno dela.

Manifesto Casaldáliga

Durante o Fórum que contou com a participação do reitor da Unemat, Taisir Karim e outros membros da comunidade acadêmica, a Instituição mobilizou manifesto de apoio e solidariedade a D. Pedro Casaldáliga Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia que havia sido ordenado pelo vaticano a se retirar da região por motivo de aposentadoria e substituição de bispado, fato que gerou revolta na população local. O Manifesto foi encabeçado pelo escritor Leonardo Boff e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva durante assembléia do Encontro Nacional da Agenda 21.

No Fórum, o Festival das Águas foi referendado também pelo Coordenador Nacional da Comissão Pastoral da Terra, Roberto Malvessi que lembrou a sua participação no “Águas do Araguaia”, realizado no município de Luciara em agosto do ano passado, ocasião em que segundo ele, testemunhou o afeto do povo por Pedro Casaldáliga.

“Quando saíamos pelas ruas para irmos às tendas de debates, espetáculos, etc, as pessoas saíam de dentro das casas para vir conversar com ele, dar-lhe um abraço, tirar uma foto. Era essa a mesma atitude dos intelectuais e dos universitários presentes. Não era a tietagem, nem a adoração da autoridade, mas um carinho límpido e evangélico” afirma Malvessi lembrando o papel de resistência e luta do bispo na região.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada